Em setembro passado participei como palestrante no primeiro Congresso Nacional de Rádio Escola, realizada em Cuenca na Espanha.
Durante o evento, Pilar Pareja apresentou a primeiro pesquisa sobre rádio escolar na Espanha, cujo objetivo era oferecer uma fotografia do uso desta ferramenta educacional em nosso país.
Pareja destacou que os dados refletem como a rádio escolar está transformando smetodologia de aprendizagem nos centros que decidiram implementá-la.
Esse relatório foi realizado graças à colaboração de 2.073 centros educativos em todo o país.
Espanha, muitos deles do Ensino Primário, que responderam a um questionário simples. Nesta amostra, mais de um terço tinha um projecto de rádio escolar.
Um aspecto relevante que o relatório aponta é que nas comunidades que têm, apoiou e promoveu redes de rádios escolares, o número de centros com projetos rádio aumentou consideravelmente.
Além disso, observou-se que em 2021, após o regresso à normalidade pós-pandemia, muitos mais centros optaram por integrar este ferramenta em suas salas de aula.
Segundo Pareja, isso ocorre porque o rádio cria conexões e fortalece a comunidade educativa. Um exemplo claro é esta colaboração que surgiu entre Espanha e Brasil.
Por fim, convido a comunidade de educomunicadores do Brasil a preparar um relatório semelhante, que sirva de base para uma radiografia que permita tirar conclusões valiosas para o desenvolvimento deste lindo projeto que você tem em mãos.
Ao vivo ou rádio!
Jesús Ángel Pindado Ocaña, professor do Ensino Básico e apaixonado pelo mundo da comunicação e tecnologia.
Correspondente da Rede RadioEscola na Espanha