Offline
RÁDIO ESCOLAFM

Diversão e conhecimento para toda vida!  

A Escolafm é a rádio laboratório do Projeto Rádio Escola.

Somos uma plataforma de educação e comunicaçãp inspirada nos ideais de Edgard Roquette-Pinto, Anisio Texeira, Paulo Freire e José Pacheco. Transmitimos 24 horas conteúdo relevante produzido por estudantes e educadoresOferecemos uma experiência única de edutainment em um espaço híbrido de inclusão e diversidade. 

Aqui você ouve música e poesias que promovem bem estar e provocam memórias afetivas e inteligência emocional nos ouvintes. 

Veiculamos campanhas educativas sobre os direitos da criança e do adolescente, saúde e qualidade de vida, educação de qualidade, arte e culturas entre outras.   

Estamos comprometidos com os Obejtivos do Desenvolvimento Sustentável 04, 03 e 13:

Exposição em Fortaleza retrata vida e obra de Antônio Poteiro
Radioagência Nacional - Por Sarah Quines
Publicado em 27/10/2025 13:53
Música
© Edwirges Nogueira/Agência Brasil

As festas populares, os bichos do Cerrado, a fé do povo. Com pinceladas de cores vivas, Antônio Poteiro retratou o imaginário popular brasileiro.

Nascido em outubro de 1925, em Portugal, o artista veio para o Brasil ainda criança. Morou em São Paulo, Araguari e Uberlândia, mas foi em Goiânia que se estabeleceu e desenvolveu a maior parte de seu trabalho. Nascido Antônio Batista de Souza, ficou conhecido como Poteiro por causa dos potes que fazia. O contato com a cerâmica teve início na rotina de peças utilitárias, técnica que, depois, seria utilizada nas esculturas.

O cotidiano e as paisagens do Centro-Oeste estão presentes nas obras de Poteiro, que podem ser vistas na exposição em cartaz na Caixa Cultural, em Fortaleza. O curador da mostra, Marcos Lontra, fala sobre as pinturas e cerâmicas expostas:

"Ele nos apresenta cerâmicas, potes, como diz o nome, potes de figuras que parecem emergir da terra, para depois afluírem para o espaço bidimensional das pinturas coloridas e vibrantes, onde se une o lendário ibérico com todas as nossas tradições herdadas dos povos originários e das populações que para cá vieram escravizadas", explica.

Antônio Poteiro é um dos expoentes da chamada arte naïf, a arte popular sem formação acadêmica, e construiu uma linguagem própria, sem estar vinculado a escolas artísticas ou tradições. O artista plástico não usava a técnica da perspectiva nas telas, o que ampliava o efeito bidimensional nas pinturas, com riqueza de detalhes das cenas retratadas. Poteiro morreu em 2010, aos 84 anos. A exposição "Antônio Poteiro: a Luz Inaudita do Cerrado" segue em cartaz na Caixa Cultural, em Fortaleza, até o domingo, 2 de novembro. A entrada é gratuita.

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários