Offline
PROJETO RADIOESCOLA

Somos uma plataforma de educação e comunicação inspirada nos ideais de Edgard Roquette-Pinto, Anisio Texeira, Paulo Freire e José Pacheco.

Nosso objetivo é trabahar o desenvolminto emocional e social de crianças e adolescentes utilizando as ferrmanetas de comunicação, principalmente as do veículo rádio.

Atuamos em 2 frentes 

1- ESCOLAFM LAB

- Laboratório de escuta, escrita e produção   

- Trabalho de campo com visitas à emissoras, entrevistas e reportagens. 

 2- Rede Radioescola 

Rádio Oficina que coneta, recebe e distribui conteúdo dos estudantes, escolas e educadores parceiros

 A Escola FM Oferece uma experiência única de edutainment em um espaço híbrido de inclusão e diversidade. Com música e poesias que promovem bem estar e provocam memórias afetivas e inteligência emocional nos ouvintes. Campanhas educativas sobre os direitos da criança e do adolescente, saúde e qualidade de vida, educação de qualidade, arte e culturas entre outras.   

Estamos comprometidos com os Obejtivos do Desenvolvimento Sustentável 04, 03 e 13:

Enem 2025: pedido de reaplicação de provas começa nesta segunda
Afetados por logística ou doenças infecciosas têm direito  
Agência Brasil - Por Daniella Almeida
Publicado em 17/11/2025 11:45
Novidades
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Os participantes que perderam a aplicação de um ou dois dias de provas do Enem afetados por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação do exame a partir desta segunda-feira (17) até as 12h da próxima sexta-feira (21), no horário de Brasília.

“Todos os que se sentirem prejudicados, por exemplo, pela falta de energia e fatores externos às escolas, terão direito à reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro."

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avisa que haverá apenas uma reaplicação do Enem.

Como solicitar

A solicitação deverá ser feita por meio da Página do Participante, no site do Inep, com login de acesso pela plataforma Gov.br.

Para a análise, o participante deverá inserir um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento, com a data que contemple o dia perdido de aplicação do Enem 2025. 

Situações

Os participantes de cidades afetadas por desastres naturais terão a reaplicação do exame garantida.

O ministro da Educação, Camilo Santana, lembrou os candidatos que tiveram o Enem suspenso em Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, após a passagem de um tornado no dia 7 de novembro. O município ficou 90% destruído, de acordo com a Defesa Civil do estado.

O edital de abertura do Enem prevê que o participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por doença infectocontagiosa no primeiro ou no segundo dia das provas poderá solicitar a reaplicação. 

Doenças infecciosas

De acordo com o edital do Enem 2025, o participante infectado por uma das doenças a seguir deverá solicitar reaplicação: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela (catapora) ou covid-19.

Problemas logísticos

Para reaplicação, são considerados problemas logísticos que prejudicaram o solicitante como: desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local; falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural ou outro erro de execução de procedimento de aplicação.

Análise

Cada caso será analisado individualmente pela equipe do Inep. Somente a aprovação do documento comprobatório garante a participação na reaplicação do exame.

Para os casos em que o pedido for aceito (deferido), as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.

O inscrito fará a prova somente do dia em que sua participação foi inviabilizada no Enem.

Fonte: Agência Brasil
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Agência Brasil.
Comentários